O que é o Transtorno do Espectro Autista – TEA?
é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits nas interações sociais e na comunicação social e por padrões de comportamento restritos e repetitivos.
Segundo a professora Agnes, de colega para colega,
o TEA é um conjunto de características de comportamentos possíveis de serem encontradas em todos nós, porém, o que diferencia é a intensidade, frequência e magnitude com que acontecem podendo gerar prejuízos em sua vida. Portanto, um estudante com TEA pode ter dificuldades e facilidades como os outros, contudo, precisará de apoio para superar algumas barreiras.
E o que fazer caso eu receba um estudante com TEA?
Ao receber um aluno com TEA, presuma sempre competência. Ele pode ir muito além do que possa imaginar à primeira vista, acredite! Fácil não é, né? Eu sei bem disso (já terminei o dia chorando várias vezes , não pelo aluno, mas porque muitas vezes somos sozinhos). Agora… Não tem algo mais recompensador, do que ver o aprendizado acontecendo por seu intermédio quando ninguém acreditava, só você! É tão gratificante e tão incrível, que reforça nosso comportamento de continuar mesmo diante de tantas dificuldades (um dos princípios da Análise do comportamento aplicada – ABA que também será abordado por aqui). Muitos estudantes só contam com a escola e com seus professores como única oportunidade de desenvolvimento. Por isso, não desista!